Servidores de Goiânia mobilizados contra a dengue
Como parte da ação de combate à dengue do governado de Goiás, a partir do dia 5 de março, servidores e visitantes do Palácio Pedro Ludovico receberão folhetos e folders esclarecendo sobre os cuidados preventivos, sintomas e tratamento da doença.
A intenção da campanha é mobilizar todas as secretarias, autarquias e demais órgãos instalados nas dependências do Palácio Pedro Ludovico Teixeira no combate à dengue.
Dengue em Goiás: Rumo aos 100 mil casos.
Em todo o Estado, até o dia 08 de maio, data de fechamento do último Boletim Semanal de Dengue, foram registrados 80.630 casos de dengue. Deste total, destaco que 37.481 notificados somente em Goiânia, 6.966 em Aparecida de Goiânia e 3.510 em Jataí.
Tivemos 29 mortes, destas, 12 por dengue hemorrágica e 47 óbitos ainda são suspeitos de terem sido provocados por dengue. Entre a última semana do mês de Abril e a primeira semana deste mês tivemos mais 2.289 casos da doença.
Das 246 cidades do Estado, 150 possuem alto índice de incidência da Dengue.
Em todo o país, até final de Abril 447.769 casos de dengue foram notificados e Goiânia, com 7,5% dessas notificações é a cidade com maior número de casos, seguida por Campo Grande – MS e Belo Horizonte – MG. No ranking dos Estados Goiás ocupa a quarta colocação, atrás do Acre, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
A Secretaria de Saúde do Estado de Goiás enviou ofício para todas as Secretarias Municipais de Saúde recomendando (orientando, mandando) os responsáveis intensificarem as ações de combate ao mosquito transmissor da doença Aedes Aegypti, como por exemplo, a realização dos mutirões de limpeza e também a contratação de agentes de saúde, pois 23 municípios têm déficit de agentes. Goiânia, pra variar lidera a lista, precisa de no mínimo mais 215 profissionais.
A verdade é que a situação está MUITO GRAVE! O número de casos e de mortes por Dengue não param de aumentar. Nem é preciso trabalhar na área de estatística da Secretaria de Saúde para saber disso, basta olhar em volta, quem não conhece alguém que está ou esteve com Dengue? Um parente, um amigo, um vizinho, colegas de trabalho...
No ano passado foram notificados 44.083 casos da doença, com 47 mortes. Este ano, em menos de cinco meses completos já foram mais de 80 mil. Façam as contas, em menos de cinco meses já temos praticamente o dobro das notificações de todo o ano de 2009.
E o pior é saber que essa situação poderia ser evitada. Pode ser evitada com ações simples. Com a limpeza do meu, do seu quintal. Com o trabalho de agentes de saúde, limpeza de lotes.
É preciso agir e rápido, pois se continuarmos assim, com uma média de 2.000 casos a mais, a cada semana, chegaremos aos 90 mil, aos 100 MIL CASOS DE DENGUE EM GOIÁS facilmente ! E as mortes?
Nenhum comentário:
Postar um comentário